sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Agora que nóis tá por cima, nóis fais o que nóis qué!




Ouvi recentemente uma notícia absurda em uma emissora de rádio. O ditador Robert Mugabe, há quase trinta anos no poder, do paupérrimo Zimbábue, país situado na região sul do continente africano, vai comemorar seu aniversário de forma nababesca. Serão 2.000 garrafas de champagne Moet & Chandon, 8.000 lagostas, 4.000 porções de caviar, 3.000 patos, 8.000 caixas de chocolate Ferreiro Rocher. A lista inclui, ainda, 16.000 ovos, 500 garrafas de whisky Johnny Walker e Chivas de 22 anos.
O Zimbábue é atualmente assolado pela cólera, que já afetou 65.000 pessoas, matou mais de 3.000 e tem um índice de desemprego de 94% - como outros países do continente africano, um país miserável.
Fosse o Sr. Mugabe um multimilionário xeque dos riquíssimos Emirados Árabes, talvez, a soberba não chamasse tanto a atenção, exceto pela impressionante mortandade de vida animal, mas em se tratando do Zimbábue...
Não verá, o governante, seu palácio como uma ilha de abundância cercada de miséria por todos os lados? Miopia inadmissível para um chefe de Estado. Inadmissível, mas, infelizmente, muito comum.
Longe de se parecer com o país africano do ponto de vista sócio-econômico, nossa Sorocaba, pelas ações ou, talvez, omissões de seus representantes, lembrou a distante terra africana. Não que, por aqui, alguém esteja festejando seu aniversário como se fora uma “Festa de Babete”, ou que tenhamos vítimas do cól era em abundância. Não. Mas há uma semelhança. Ela ocorre pela mesma miopia, pela mesma falta de senso de oportunidade e por desconsiderar, por desrespeitar a opinião pública. Como Mugabe, sem olhar ao seu redor, sem perceber a crise financeira que traz o desemprego e o desespero a milhares de famílias sorocabanas, sem se dar conta do repúdio da sociedade, nossos vereadores aprovaram, por unanimidade – sim, absolutamente TODOS os vinte vereadores – em rapidíssima sessão extraordinária, projeto de lei que cria cargos e onera em quase um milhão de reais o orçamento anual do Legislativo sorocabano.
Na prática, os recém-empossados edis recriaram a célebre, jocosa e absurda frase dita, tempos atrás, por um edil sorocabano: Agora que nóis tá por cima, nóis faiz o que nóis qué!

Um comentário:

Anônimo disse...

Pois é Gabriel,
e esse Mugabe sempre foi um dos líderes africanos mais aferrados ao marxismo, às lutas populares. Sempre lutou pela reforma agrária e outras bandeiras caras à esquerda.
Deu no que deu.
De certo modo temos por aqui políticos que arremedam essa mesma trajetória. Sem aquele toque selvagem, é claro.
Alguns até "fazem as unhas" com o dinheiro público e afirmam sem enrubescer que se a situação piorar não esitarão em cortar as despesas com a manicure ou o baton da ministra - eu nem sabia que nossos impostos pagavam essas despesas.
Tristes trópicos. A África é aqui.
Saudações,

Romildo