sexta-feira, 8 de outubro de 2010

SERRA x DILMA na TV - quase vomitei!


Hoje, 08/10, assisti ao programa eleitoral de Dilma e Serra. Não deveria. Quase pedi um balde para vomitar.
Já participei como protagonista, de várias eleições e hoje vi tudo aquilo de pior que há na propaganda política, tudo que é execrável na política: a mentira e a desfaçatez – o vencer a qualquer custo.
Dilma mostrou suas propostas e prometeu comparar o estilo e a forma ideológica do PSDB governar, externados pelos oito anos de FHC versus o estilo dos oito anos de Lula. Tá certa.
Não assino embaixo de tudo que o Lula fez e da forma como fez, mas os benefícios de seu governo à maior parte da população brasileira está anos luz do “Estado Mínimo” e privatista da ideologia tucana. Discordo, aliás, de muitas coisas.
Minha primeira ânsia de vômito começou com o Serra agradecendo a Deus, enaltecendo a vida (uma cena com grávidas acariciando seus ventres prenhes), falando sobre “o direito à vida”, “o dom da vida”, “proteger a vida do bebê, muito antes dele nascer”... falando de meio ambiente. Nada contra quem o faz por convicção religiosa e ideológica. O problema é que ele traz para o seu programa o submundo da difamação que vem ocorrendo via Internet, onde Dilma seria contra as religiões (por isso ele agradece a Deus), contra a família, a favor do aborto (por isso a cena das grávidas e as frases de efeito); apresenta-a como uma guerrilheira assassina. Todas as mentiras e maldades veiculadas na Internet se exteriorizaram em seu programa. O apócrifo se legitimou na telinha.
Qualquer um pode não gostar da Dilma, pode não gostar de seu programa de governo, mas não pode se deixar levar pela mentirada da Internet.
Já vivemos coisa semelhante. Lembram-se de que o Lula iria, em seu governo, dividir as propriedades e até mesmo as casas ao meio para com os sem-terra e sem-teto pudessem “ter direito à propriedade”? Havia até uma “ação nas ruas”, onde pessoas, com uma trena, mediam as propriedades, dizendo que estavam a serviço do PT. O presidente da FIESP dizia que mais de 600 mil empresas sairiam do Brasil se ele ganhasse; que Lula “transformaria o Brasil numa Argentina” – quebrada economicamente .
Quanta hipocrisia, quando o Serra pinta a Dilma (através de seus tentáculos na Internet) como terrorista. Busca confundir os mais jovens. Ele sabe que a ditadura militar que matou, torturou, e desapareceu com seus opositores chamava a todos nós, que éramos contra o arbítrio, de terroristas.
Escrevo para externar minha percepção e, eventualmente, para esclarecer quem se deixa levar por tanta difamação. Não vejo política da forma apaixonada (no sentido de mais emoção e menos razão) como acontece no futebol (Corinthians x Palmeiras) ou nas disputas de escolas de samba (Mangueira x Portela). Vejo a política como uma coisa muito séria, que pode mudar para melhor ou pior, a vida de toda uma Nação.

5 comentários:

Anônimo disse...

a propaganda tomou um lugar onde vale tudo. a maioria acrítica acredita na propaganda da tv como se fosse estudo para esclarece-las, ajudá-las realmente em suas escolhas. voz pausada e doce, para gente acostumada ao servilismo. e se há alguma contradição, um erro aparente: "perdoemos, todo mundo erra". vejo isso dentro da minha própria família, assistem a tv com cerimonia, atentos. e por mais que vc alerte, os lembre..., logo caem num entorpecimento irremediável.

valeska

Anônimo disse...

Como sempre sensato, ponderado e elucidativo. Comentário perfeito sobre o primeiro programa de Tv para as eleiçoes de 2o.turno. A Dilma não é perfeita, mas o Serra não e´santo. Governou São Paulo com uma linha dura. Foi áustero com os professores em greve. Foi intrasigente quanto a progressão automática. Sorrizinhos e agrados não me enganam. Aborto( sou contra diga se de passagem),casamento gay e outros assuntos polêmicos, por se tratarem de moral, levam uma repercurssão e podem, como já fizeram com FHC perder a eleção à prefeitura de São Paulo por ser ateu, derrubar a Dilma. Entretanto, quem deve decidir isso é um plebicito. Detalhe o Serra é contra plebicitos, vai julgar com causa própia e governadores com visão governam para e com o povo. Eu não quero ter o Serra como presidente. Quero Dilma, voto 13!!!
Guilherme

Anônimo disse...

Já, já nossa cidade será famosa nas manchetes policiais escandalosa.
Ve aí:

Caixa dois, três , quatro...
Da Folha de São Paulo, matéria que "sugere", mas não afirma, que vários políticos andaram comprando notas fiscais frias, em vez de impressos, com o objetivo esquentar caixa dois de campanha:

Uma empresa de fachada, aberta em abril deste ano na cidade Sorocaba (SP) em nome de duas senhoras de 84 anos, recebeu R$ 3,2 milhões de campanhas eleitorais em diferentes Estados do país, segundo dados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). As campanhas declaram ao TSE que a Soroimpress Comércio de Produtos Gráficos forneceu material impresso de publicidade para divulgação dos candidatos. No endereço informado à Junta Comercial e à Receita pela Soroimpress, a Folha encontrou, no início de outubro, apenas um prédio em construção vazio.

Procurados, políticos disseram que receberam o material gráfico normalmente e não tinham como saber se a empresa era de fachada. Aberta como empresa de "comércio de produtos gráficos", a Soroimpress só passou oficialmente para o ramo de impressão em agosto passado, conforme documento da Junta Comercial.Entre os mais de 70 candidatos que foram clientes da empresa estão os senadores eleitos Lindberg Farias, do PT do Rio, (R$ 626 mil pagos à Soroimpress) e Benedito de Lira, do PP de Alagoas, (R$ 280,9 mil).A lista incluiu o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB), cuja campanha pagou R$ 33 mil, e o deputado federal Arlindo Chinaglia (PT-SP), R$ 198 mil.

Outros dois clientes da empresa são o ex-ministro das Comunicações, senador Hélio Costa (PMDB-MG), candidato derrotado ao governo de Minas (R$ 272 mil) e o deputado Valdemar da Costa Neto (PR-SP), réu no processo do mensalão (R$ 34,3 mil). Além de receber da campanha, a empresa faturou com comitês financeiros únicos do PMDB-RJ (R$ 523 mil) e do PR-SP (R$ 63,7 mil).

Anônimo disse...

De vagar vai aparecendo um por um. Eh so aguardar.

05/12/2010
às 7:21
“Falei pra minha mulher que ia ser laranja”

Por Leandro Colon, no Estadão:
O jardineiro Moisés da Silva Morais é um dos dois “sócios” da RC Assessoria e Marketing, empresa que já faturou R$ 3 milhões com eventos pagos pelos Ministérios do Turismo e da Cultura. A RC é subcontratada pelos institutos fantasmas. É Moisés quem assina os contratos de prestação de serviço anexados às prestações de contas que os institutos entregam ao governo federal.

Moisés foi pego de surpresa pela reportagem do Estado em sua casa, numa rua de terra batida na cidade de Águas Lindas (GO). Na conversa, admitiu que virou laranja de Carlos Henrique Pina, de 24 anos, um jovem aspirante a promotor de festas em Brasília. Em troca, Pina teria prometido R$ 500 mensais. Moisés só não sabia que havia dinheiro público no esquema.

“Eu sou laranja”, admitiu. “Eu falei pra minha mulher que eu ia ser laranja, mas ele falou que ia me dar tanto. E o tanto de dinheiro que ele ganhou no meu nome?” A seguir, trechos da entrevista do jardineiro ao Estado.

Por que vários institutos contratam a RC?
A empresa está só no meu nome, mas não sei de nada.

Como é que o senhor virou sócio dela?
A empresa está no meu nome mas não faço nada. Ele (Henrique Pina) faz toda a movimentação. Eu trabalho com o pai dele, Carlos Pina. Trabalho de jardineiro. Sabe o que ele (Henrique) prometeu? Que se eu abrisse a empresa, ele me daria R$ 500 todo mês. E eu perguntei se isso não era roubado, não era sujeira. Porque o pai dele é sério.

neo disse...

como sempre professor gabriel esta de parabens...