sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Por que não colocar árvores de plástico nas avenidas?


Há mais de uma década tenho tido embates com os representantes de plantão do governo municipal de nossa Sorocaba pelos mesmos motivos, cujo fator gerador é a falta de uma política de arborização urbana ambientalmente conseqüente.
Cortam-se árvores sem justificativas adequadas (já arrancaram um pau-brasil em uma pracinha ao lado da avenida general Osório, com dez anos, sem justificativa plausível; cortaram um pé de Jatobá centenário na avenida Itavuvu possivelmente porque não iria “ornar” com o modelo pasteurizado implantado pelas últimas administrações tucanas (grama esmeralda e arbustos);
Poda-se, tecnicamente, mal – Contratam-se empresas que não treinam seus funcionários e que ganham por produção – saem cortando podando o que podem e o que não podem;
Descumprem acordos feitos com o Ministério Público – Firmamos um acordo que gerou a doação de 65 mil mudas e o chamado projeto Minha Cidade Mais Verde. Não se conhecem os detalhes sobre a execução do acordo, mas sabe-se que ele não foi cumprido.
...e agora, a moda são palmeiras e vasos. Para a atual administração, árvores são enfeites e não seres vivos que ao cumprirem seu papel ecológico e ao exercerem sua fisiologia, trazem uma série de benefícios (limpam e umidificam o ar, produzem sombreamento, por exemplo). Canteiros centrais enormes, IMPERMEABILIZADOS, agora recebem vasos e palmeiras.
Agora só falta colocarem árvores artificiais feitas de plástico e pano colorido.

6 comentários:

caetano disse...

Realmente a política de arborização das prefeituras sorocabanas é uma piada!

Anônimo disse...

Concordo plenamente com isso! As árvores são muito mais que ornamentos, são seres vivos que necessitam de cuidados e que cumprem um papel fundamental em nossas vidas, em nossa "casa".Chega de vivermos de aparência, está na hora de despertarmos para o que é verdadeiro.
Parabéns, Gabriel, fica aqui meu apoio!!
Miriam Rodrigues

Unknown disse...

Sorocaba precisa mais do que nunca de árvores de verdade.
Cuidados verdadeiros com tantas mudinhas que são plantadas, com as árvores que já existem e de um plano verdadeiro de arborização urbana com muitaaaaaaaaaaa educação ambiental.

Rodrigo de Almeida Hogera disse...

Gabriel, primeiramente, devo agradece-lo pela consideraçao de voce ter colocado o meu blog na sua lista de blogs, obrigado mesmo.

Agora, sobre esse seu texto, faço das suas palavras, minhas palavras, parabense continue postando, fazendo crescer o senso critico nesse pessoal legal que ja parece ter um bom senso critico por si só, mas, é sempre valido ideias de caras como voce.

Abraço!

Anônimo disse...

Estranha no ninho disse
Parabéns pela sua brilhante inteligencia,ética e bom senso.
Gostaria de saber se uma cidade tão intelectualizada como Sorocaba,não existe um CODEMA atuante,cortam se Pau Brasil e nenhuma atitude é tomada,nem cadeia?Que país é este meu Deus.Que decepção com tal cidade de um nivel universitario tão bom.Obrigada por mostrar q Brasil vivemos e nossos governantes.Falta policia ai.Continue lutando sim,aqui na minha eu tbm luto.
Boa sorte

Anônimo disse...

bom comeco