quarta-feira, 18 de março de 2009

Dia do Rio Sorocaba





O DIA DO RIO SOROCABA

Às vezes, idéias simples promovem resultados que nos surpreendem!
Há doze anos, quando atuava como vereador na Câmara Municipal de Sorocaba, propus a instituição do DIA DO RIO SOROCABA. Naquele momento, defendi a propositura afirmando que a instituição de um dia voltado para o "nosso Rio" – no caso, coincidindo com o Dia Mundial das Águas – poderia estimular professores, estudantes, o Poder Público, as Ongs, a mídia e a comunidade em geral a voltar suas atenções para as ações necessárias para a sua recuperação e o uso racional da água, entre outros pontos. Deu certo!
Ao longo desses anos, milhares de estudantes têm participado de eventos, debatem, redigem textos sobre o Rio Sorocaba e a importância da recuperação e preservação dos mananciais.
Vemos o Rio de uma forma romântica – e isso tem seu valor, obviamente – mas, para além dessa visão, temos que reconhecer seu valor histórico, paisagístico ou até sua importância como potencial espaço de lazer, mas é essencial pensar no Rio, também, como fonte de abastecimento hídrico para a população. É preciso olhar o Rio e vê-lo como um ser vivo, ver sua água e sentira toda sua importância para a vida, para os peixes, moluscos, algas, aves...e para nós, seres humanos.
Esta lei deu certo!

P.S. Gosto muito de ter sido autor da primeira lei no país que proibiu animais em circos. Lei cumprida há muitos anos em Sorocaba.
Engraçado(?)se falar em leis que são cumpridas e leis que não são cumpridas!
Várias leis no município de Sorocaba não são cumpridas. A lei que instituíu a obrigatoriedade da Coleta Seletiva de Lixo, em 1996, é apenas um dos vários exemplos.
Pena que as autoridades constituídas que deveriam cobrar do Poder Público o cumprimento das leis, não o fazem.
É uma afronta ao Estado de direito o Executivo se arvorar a distinguir as leis que desejam cumprir e aquelas que não serão cumpridas.

Ilustrações:

• A matéria de dezembro de 1991 mostra uma atividade que desenvolvemos no Boulevard Braguinha. Para chamar a atenção para a água do Rio, em um dia de intenso calor colocamos água mineral para ser oferecida aos transeunte e, ao lado, um aquário com água do rio Sorocaba contendo peixes mortos.

• Maratona Setembro de 1997 – Propus ao Grupo Imagem esta atividade, como uma forma de fazer o Sorocabano olhar para o Rio Sorocaba, em seu trecho urbano, cortando Sorocaba, mas em outros trechos em outras cidades.

2 comentários:

Anônimo disse...

Elogio: Adoro suas postagens, mas...
Crítica: ...q tal atualizar + o blog? Aki eh um ótimo espaço pra gente aprender e discutir.

Bjs!

Anônimo disse...

Vejo alguns problemas na coleta seletiva. Separo td aki em casa. O pessoal da cooperativa de vez em qdo passa, de vez em qdo não. E o material se acumulando Profissionalismo zero. Por outro lado, os catadores separam o q eles querem. Largam jornais e papéis pela rua pq, dizem eles, não dá mto dinheiro.
Difícil, não?
Bjs!