quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010



A Câmara Municipal e Comissão de Ética – com atraso, mas com acerto!

Li nos jornais de hoje de Sorocaba que a Câmara Municipal criou na sessão de ontem, dia 09/02, a sua Comissão de Ética e Decoro Parlamentar, com o objetivo de elaborar uma proposta de Código de Ética e Decoro Parlamentar.
Acertadíssima a decisão do presidente da Casa Legislativa, vereador Mário Marte.
O presidente resgata uma iniciativa que meu mandato promoveu há cerca de dezesseis anos. É isso mesmo: há dezesseis anos! Foi pelos idos de 1993, se não me falha a memória, que trouxe o, à época, vereador paulistano Francisco Whitaker para promover um debate sobre o assunto. O evento transcorreu no, então, plenarinho da Câmara Municipal, naquele tempo situada à Rua Brigadeiro Tobias, no centro da cidade.
Algumas pessoas, lideranças de bairro e quase nenhum vereador estiveram presentes.
A proposta, embora com forte apoio popular, foi sufocada no seu nascedouro. Parecia não interessar à maior parte de nossos edis.
Neste meio tempo muita coisa ocorreu que, sem dúvida, deveria ser enquadrada em qualquer código de ética parlamentar. A sua ausência trouxe inúmeros prejuízos à imagem de nossa Câmara Municipal.
Com grande atraso, evidentemente, mas ainda assim, pertinente, seja bem-vinda a atitude do vereador Marinho Marte e seus colegas parlamentares!

Um comentário:

Unknown disse...

Você foi um vereador visionário! De longe o melhor vereador que a Câmara de Sorocaba teve. Sabia (e sabe) fazer leis como ninguém. É de fato sua verdadeira vocação. Espero, de verdade, que continue fazendo isso!